2024 | Volume 5, número 1: online

i Editorial

1-12 Sobre o olhar petrificador e as contradições da Medusa: produção de saúde mental na universidade
Moises Romanini1, Grace Vali Freitag Tanikado2 e Carolina Ritter2
1Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS; 2Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFRGS

RESUMO

Tendo em vista tanto a preocupação com as questões emocionais e de saúde mental na universidade, quanto a perspectiva crítica de atuação da Psicologia Escolar e Educacional no Ensino Superior, propomos o Movimento Educação e Saúde Mental, o projeto de extensão MEDUSA. Em seu primeiro ano de desenvolvimento, o MEDUSA se constituiu numa proposta piloto de construção de espaços de escuta, diálogo e intervenções com estudantes sobre questões relativas à saúde mental e as vivências no contexto universitário. Neste manuscrito, temos como objetivo apresentar a experiência deste programa de extensão e discutir seus avanços e impasses num movimento de problematização da saúde mental no ensino superior. Dentre as atividades desenvolvidas, o Grupo Virtual MEDUSA ocorreu com frequência semanal e se constituiu como um espaço de escuta e acolhimento às/aos estudantes. Além do grupo, desenvolvemos uma ação intitulada “O que eu gostaria de falar?”, através da participação online em um grupo ou envio de respostas por e-mail. Também foram produzidos materiais informativos sobre o ensino remoto emergencial e questões de saúde mental, bem como ações de apoio matricial às coordenações dos cursos. Nos meandros de encontros singulares, intentamos a desmitificação da universidade enquanto um espaço que valoriza o mérito individual, a competitividade, a produtividade, o capacitismo e que ainda sustenta práticas machistas, homofóbicas e elitistas. Durante a pandemia e no pós-pandemia, nossas/os estudantes precisam ser acompanhadas/os e nossas práticas pedagógicas precisam ser repensadas.

Palavras-chave: Saúde Mental; Educação; Ensino Superior; Psicologia Social; Psicologia Escolar e Educacional.

ABSTRACT

In view of both the concern with emotional and mental health issues at the university, as well as the critical perspective of the performance of School and Educational Psychology in Higher Education, we propose the Education and Mental Health Movement, the MEDUSA extension project. In its first year of development, MEDUSA was a pilot proposal for the construction of spaces for listening, dialogue and interventions with students on issues related to mental health and experiences in the university context. In this manuscript, we aim to present the experience of this extension program and discuss its advances and impasses in a movement to problematize mental health in higher education. Among the activities developed, the MEDUSA Virtual Group took place weekly and constituted itself as a space for listening and welcoming students. In addition to the group, we developed an action entitled “What would I like to say?”, through online participation in a group or sending responses by e-mail. Informative materials about remote emergency education and mental health issues were also produced, as well as matrix support actions for the course coordinators. In the intricacies of singular encounters, we intend to demystify the university as a space that values individual merit, competitiveness, productivity, capacitism and which still supports macho, homophobic and elitist practices. During the pandemic and in the post-pandemic, our students need to be monitored and our teaching practices need to be rethought.

Keywords: Mental health; Education; Higher education; Social Psychology; School and Educational Psychology.

RESUMEN

En vista tanto de la preocupación por los temas de salud emocional y mental en la universidad, como de la perspectiva crítica del desempeño de la Psicología Escolar y Educativa en la Educación Superior, proponemos el Movimiento Educación y Salud Mental, el proyecto de extensión MEDUSA. En su primer año de desarrollo, MEDUSA fue una propuesta piloto para la construcción de espacios de escucha, diálogo e intervenciones con estudiantes sobre temas relacionados con la salud mental y experiencias en el contexto universitario. En este manuscrito, nuestro objetivo es presentar la experiencia de este programa de extensión y discutir sus avances y estancamientos en un movimiento para problematizar la salud mental en la educación superior. Entre las actividades desarrolladas, el Grupo Virtual MEDUSA se desarrolló semanalmente y se constituyó como un espacio de escucha y acogida de los estudiantes. Además del grupo, desarrollamos una acción titulada “¿Qué me gustaría decir?”, através de la participación online en un grupo o el envío de respuestas por correo electrónico. También se produjeron materiales informativos sobre temas de salud mental y educación de emergencia remota, así como acciones de apoyo matricial para los coordinadores del curso. En los entresijos de los encuentros singulares, pretendemos desmitificar la universidad como un espacio que valora el mérito individual, la competitividad, la productividad, el capacitismo y que aún sustenta prácticas sexistas, homofóbicas y elitistas. Durante la pandemia y después de la pandemia, nuestros estudiantes deben ser monitoreados y nuestras prácticas de enseñanza deben repensarse.

Palabras clave: Salud mental; Educación; Enseñanza superior; Psicología Social; Psicología escolar y educativa.


13-24 Perceção da Violência e Fatores Associados: Um estudo Exploratório
Emanuel Fernandes Silva1, Luis Alberto Coelho Rebelo Maia1, 2, Carla Sofia Nascimento1, 3 e Paulo Rodrigues1, 3
1Universidade da Beira Interior; 2Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development (CIDESD-UBI); 3Sport, Health & Exercise Research Unit (SHERU-IPBC)

RESUMO

O artigo explora a violência em múltiplos contextos, desde a infância até as relações conjugais, através de um estudo que analisa a percepção da violência na sociedade. Fundamentado em teorias como a Teoria Intergeracional da Violência e a Perspetiva Ecológica, este estudo procurou avaliar a perceção da violência na sociedade e verificar o quão normalizada está a agressão, bem como promover o conhecimento de possíveis correlações entre algumas características da personalidade e a exposição a violência na infância, com as crenças da violência conjugal. A pesquisa, contou com 117 participantes, 96 do sexo feminino e 21 do sexo masculino, e recorreu a instrumentos validados para a população portuguesa, incluindo a Escala de Crenças da Violência Conjugal, o Questionário de Trauma Infantil (CTQ-SF) e o NEO-FFI-20 para avaliar traços de personalidade. Os resultados não demonstraram que a perceção da violência esteja normalizada e não apresentaram correlações significativas entre a exposição à violência na infância e as crenças de violência conjugal, nem entre traços de personalidade (conscienciosidade e neuroticismo) e essas crenças. Esses resultados desafiam algumas premissas teóricas e destacam a complexidade dos fatores que influenciam as atitudes sociais em relação à violência. Assim, apesar de não evidenciar associações diretas, o estudo fornece uma visão multifacetada do fenômeno, enfatizando a necessidade de estudos futuros considerarem diferentes elementos na compreensão da violência.

Palavras-chave: Perceção da Violência; Violência Doméstica; Violência Conjugal; Violência na Infância

ABSTRACT

The article explores violence in multiple contexts, from childhood to marital relationships, through a study that analyzes the perception of violence in society. Based on theories such as the Intergenerational Theory of Violence and the Ecological Perspective, this study sought to assess the perception of violence in society and verify how normalized aggression is, as well as to promote knowledge of possible correlations between some personality characteristics and exposure to violence in childhood, with beliefs of marital violence. The study involved 117 participants, 96 female and 21 male, and used instruments validated for the Portuguese population, including the Marital Violence Beliefs Scale, the Childhood Trauma Questionnaire (CTQ-SF) and the NEO-FFI-20 to assess personality traits. The results did not show that the perception of violence is normalized and there were no significant correlations between exposure to violence in childhood and beliefs of marital violence, nor between personality traits (conscientiousness and neuroticism) and these beliefs. These results challenge some theoretical assumptions and highlight the complexity of the factors that influence social attitudes towards violence. Thus, despite not showing direct associations, the study provides a multifaceted view of the phenomenon, emphasizing the need for future studies to consider different elements in understanding violence.

Keywords: Perception of Violence; Domestic Violence; Marital Violence; Childhood Violence

RESUMEN

El artículo explora la violencia en múltiples contextos, desde la infancia hasta las relaciones conyugales, a través de un estudio que analiza la percepción de la violencia en la sociedad. A partir de teorías como la Teoría Intergeneracional de la Violencia y la Perspectiva Ecológica, este estudio buscó evaluar la percepción de la violencia en la sociedad y verificar qué tan normalizada está la agresión, así como promover el conocimiento de posibles correlaciones entre algunas características de la personalidad y la exposición a la violencia en la infancia, con creencias de violencia conyugal. La investigación contó con 117 participantes, 96 mujeres y 21 hombres, y utilizó instrumentos validados para la población portuguesa, incluyendo la Escala de Creencias de Violencia Conyugal, el Cuestionario de Trauma Infantil (CTQ-SF) y el NEO-FFI-20 para evaluar los rasgos de personalidad. Los resultados no mostraron que la percepción de violencia esté normalizada y no mostraron correlaciones significativas entre la exposición a la violencia en la infancia y las creencias de violencia conyugal, ni entre los rasgos de personalidad (escrupulosidad y neuroticismo) y estas creencias. Estos resultados desafían algunos supuestos teóricos y ponen de relieve la complejidad de los factores que influyen en las actitudes sociales hacia la violencia. Así, a pesar de no mostrar asociaciones directas, el estudio ofrece una visión multifacética del fenómeno, enfatizando la necesidad de que futuros estudios consideren diferentes elementos en la comprensión de la violencia.

Palabras clave: Percepción de la violencia; Violencia doméstica; violencia conyugal; Violencia en la infancia


25-35 Moral sexual cristã: o inusitado encontro entre a ignorância fundamentalista e a ingenuidade do senso comum acadêmico
Evaldo Luis Pauly
1Universidade La Salle – UNILASALLE/Canoas/RS – Brasil

RESUMO

O artigo objetiva diferenciar entre: de um lado, a crítica do senso comum acadêmico à moral sexual cristã que se baseia em leituras simplistas dos textos de Marx e Freud; de outro, a leitura fundamentalista cristã da saga mítica de Adão e Eva que sustenta a identidade entre o pecado original e o sexo. Superando essas noções do senso comum, o artigo defende a tese de que é plausível - talvez prudente, do ponto de vista republicano - promover o ensino escolar da moral sexual cristã.

Palavras-chave: São João Batista de La Salle. Martinho Lutero. Moral Sexual Cristã. Adão e Eva.

ABSTRACT

The paper aims to differentiate between: from one perspective, the academic common sense criticism towards Christian sexual morality, inspired on a simplistic reading of Marx's and Freud's writings; from the other perspective, the Christian fundamentalist reading of the mythical saga of Adam and Eve that supports the identity between the original sin and sex. Overcoming such common sense notions, the paper's thesis argues for the plausibility - daresay caution, from the republican standpoint - of promoting the school teaching of Christian sexual morality

Keywords: Saint John Baptist de La Salle. Martin Luther. Christian Sexual Moral. Adam and Eve

RESUMEN

El artículo pretende diferenciar entre: por un lado, la crítica académica de sentido común a la moral sexual cristiana que se basa en lecturas simplistas de los textos de Marx y Freud; por el otro, la lectura fundamentalista cristiana de la mítica saga de Adán y Eva que sustenta la identidad entre pecado original y sexo. Superando estas nociones de sentido común, el artículo defiende la tesis de que es plausible - quizás prudente, desde un punto de vista republicano - promover la enseñanza de la moral sexual cristiana en la escuela.

Palabras clave: San Juan Bautista de La Salle. Martín Lutero. Moral sexual cristiana. Adán y Eva.


36-43 Inteligência Emocional e Desempenho Académico nos estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior
Raquel Rodrigues Ribeiro1 e Paulo Vitória2
1USF Barquinha, ACES Médio Tejo; 2Universidade da Beira Interior

RESUMO

Inteligência emocional (IE) é a habilidade individual para entender, clarificar e regular emoções, refletindo o potencial do indivíduo no comportamento adaptativo inteligente. Assim, o principal objetivo deste estudo é avaliar a influência da IE no desempenho académico (DA) dos estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior. Este estudo, de tipo observacional transversal, foi realizado com uma amostra de 260 estudantes por via da aplicação de um questionário de caracterização sociodemográfica e de DA, bem como de uma escala de avaliação da IE, a versão portuguesa modificada e reduzida da Trait Meta-Mood Scale (TMMS-24). Os resultados indicam que não há uma correlação estatisticamente significativa entre a IE e o DA dos estudantes. No entanto, apesar dos resultados confirmarem a controvérsia da influência da IE no DA dos estudantes de Medicina, é de salientar a importância da mesma nas suas capacidades adaptativas enquanto futuros profissionais de saúde.

Palavras-chave: Inteligência emocional; Desempenho académico; Estudantes de Medicina

ABSTRACT

Emotional intelligence (EI) is the individual ability to understand, clarify and regulate emotions which reflects on the entity’s potential for intelligent adaptive behavior. Thus, the main objective of this study is to evaluate the influence of EI on the academic performance (AP) of medical students at the Universidade da Beira Interior. This cross-sectional observational study was conducted through a questionnaire to 260 students. This includes a part with questions for sociodemographic characterization, AP assessment and another part with an EI rating scale of the participants, based on the modified and reduced portuguese version of the Trait Meta-Mood Scale (TMMS-24). The results indicate that, statistically, there is no significant correlation between students' EI and AP. However, although the results confirm the controversy over the influence of EI on AP of medical students, it is important to emphasize its importance in their adaptive capacities as future health professionals.

Keywords: Emotional intelligence; Academic performance; Medical students

RESUMEN

La Inteligencia emocional (IE) es la capacidad del individuo para comprender, aclarar y regular las emociones, lo que refleja su potencial para un comportamiento adaptativo inteligente. Así, el objetivo principal de este estudio es evaluar la influencia de la IE en el rendimiento académico (RA) de los estudiantes de medicina de la Universidad da Beira Interior. Este estudio observacional transversal se realizó con una muestra de 260 estudiantes por medio de la aplicación de un cuestionario sociodemográfico y la caracterización del RA, así como una escala de evaluación de la IE, la versión portuguesa modificada y reducida de la Trait Meta- Mood Scale (TMMS- 24). Los resultados indican que no existe una correlación estadísticamente significativa entre la IE y el RA de los estudiantes. Sin embargo, aúnque los resultados confirman la controversia en cuanto a la influencia de la IE en el RA de los estudiantes de medicina, es importante subrayar su importancia en sus habilidades adaptativas como futuros profesionales de la salud.

Palabras clave: Inteligencia emocional; Rendimiento académico; Estudiantes de Medicina


44-54 Mulheres, identidades e trabalho docente
Gisele Cristine da Silva Dantas e Carla Antloga
1Universidade de Brasília

RESUMO

As mulheres são invisibilizadas no processo da educação e a referência sobre identidade docente é comumente universal. A organização social e a divisão sexual do trabalho se dão em uma perspectiva patriarcal-capitalista, sem visibilizar o custo sobre os corpos e as vidas das mulheres. Os modos de subjetivação tradicionais das mulheres reforçam características de impotência, passividade, inibição, fuga. A escola não só reproduz, como produz formas de subjetivação estereotipadas, além de desconsideração das interseccionalidades. Entretanto, os processos de subjetivação produzem identidades plurais, transitórias e de construção permanente, sendo perpassados por marcadores sociais, culturais e psicológicos e transversalmente não só pelo gênero, mas também pela raça/etnia, classe social, condição física, religião, orientação sexual, mas também pelo tempo, espaço, sentidos e atribuição de valores sobre o corpo e de poderes presentes, no complexo em que se constitui a subjetividade humana. Há de se pensar na formação dos docentes no contexto de transformação sociocultural, provocando a reflexão sobre a necessidade de uma organização social e do trabalho mais favorável às mulheres.

Palavras-chave: Subjetividades; Identidade docente; Gênero, Mulheres; Saúde mental

ABSTRACT

Women are made invisible in the education process and the reference to teacher identity is commonly universal. The social organization and the sexual division of labor take place from a patriarchal-capitalist perspective, without making visible the cost on women's bodies and lives. Women's traditional modes of subjectivation reinforce characteristics of impotence, passivity, inhibition, escape. The school not only reproduces, but produces forms of stereotyped subjectivation, in addition to disregarding intersectionalities. However, the subjectivation processes produce plural, transitory and permanent construction identities, permeated by social, cultural and psychological markers and transversally not only by gender, but also by race/ethnicity, social class, physical condition, religion, sexual orientation, as well as by time, space, senses and attribution of values ​​on the body and the powers present, in the complex in which human subjectivity is constituted. It is necessary to think about the training of teachers in the context of sociocultural transformation, provoking reflection on the need for a social organization and work more favorable to women.

Keywords: Subjectivities; Teacher identity; Gender, Women; Mental health.

RESUMEN

Las mujeres se invisibilizan en el proceso educativo y la referencia a la identidad docente suele ser universal. La organización social y la división sexual del trabajo se dan desde una perspectiva patriarcal-capitalista, sin visibilizar el costo en el cuerpo y la vida de las mujeres. Los modos tradicionales de subjetivación de las mujeres refuerzan características de impotencia, pasividad, inhibición, evasión. La escuela no solo reproduce, sino que produce formas de subjetivación estereotipadas, además de desconocer las interseccionalidades. Sin embargo, los procesos de subjetivación producen identidades de construcción plurales, transitorias y permanentes, permeadas por marcadores sociales, culturales y psicológicos y transversalmente no solo por el género, sino también por la raza / etnia, clase social, condición física, religión, orientación sexual, así como por el tiempo, espacio, sentidos y atribución de valores sobre el cuerpo y los poderes presentes, en el complejo en el que se constituye la subjetividad humana. Es necesario pensar en la formación del profesorado en el contexto de la transformación sociocultural, provocando una reflexión sobre la necesidad de una organización social y un trabajo más favorable a las mujeres.

Palabras clave: Subjetividades; Identidad docente; Genero: Mujer; Salud mental


55-65 O Fantasma da Matemática no Despertar da Sexualidade
Katia Regina Monte Faissol1 e Perla Klautau2
1Setor de Orientação Educacional e Pedagógica; Unidade Humaitá II; 2Universidade Federal do Rio de Janeiro

RESUMO

O objetivo deste artigo é estabelecer a associação entre a irrupção da sexualidade deflagrada pela puberdade associada à adolescência e as dificuldades encontradas pelos jovens na aprendizagem da disciplina de matemática, sobretudo aqueles que cursam o 8º ano do Ensino Fundamental, quando a álgebra passa a integrar o currículo escolar. Este é o momento em que o corpo púbere é invadido pelo estranhamento das transformações deflagradas pela puberdade, entrelaçando as instâncias cognitiva e afetiva, metamorfoseando-se no corpo adulto. A pesquisa desenvolvida no Colégio Pedro II, escola pública federal do Rio de Janeiro, permitiu associar a educação e a psicanálise, nos processos de passagem da infância para adultez. Os sentimentos desencadeados por Das Unheimlich foram aproximados das incógnitas algébricas a partir das fantasmagorias oriundas dos mistérios humanos que, com o empobrecimento de nossos rituais de passagem, ganham o tom ameaçador e apavorante que podem estar comprometendo o jovem, psiquicamente e intelectivamente.

Palavras-chave: Educação. Ensino da Matemática. Adolescência. Psicanálise. Das Unheimlich

ABSTRACT

The aim of this article is to establish an association between the outbreak of sexuality triggered by puberty associated with adolescence and the difficulties faced by young people in learning the subject Mathematics, especially those who are attending the eighth grade in Elementary School, when the Algebra becomes part of the school curriculum. This is the moment when the pubescent body is invaded by the strangeness from the transformations triggered by puberty, intertwining themselves both on cognitive and affective instances, metamorphosing into the adult body. The research developed at Colégio Pedro II, a federal public school in Rio de Janeiro, has enabled education and psychoanalysis to be associated with the transition from childhood to adulthood. The feelings triggered by Das Unheimlich were approximated to the algebraic unknown elements based on phantasmasgories arising from the human mysteries that, with the impoverishment of our rituals of passage, get the threatening and scaring tone that may be compromising the teenager, psychically and intellectually.

Keywords: Education, Mathematics education, Adolescence, Psychoanalysis, Das Unheimlich.

RESUMEN

El objetivo de este artículo es estabelecer la asociación entre la irrupción de la sexualidad deflagrada por la puberdad asociada a la adolescencia y a las dificultades encontradas por los jóvenes en el aprendizaje de la asignatura de matemáticas, sobre todo los que asisten el 8º de primaria, cuando el álgebra empieza a integrar el currículo escolar. Ese es el momento en que el cuerpo púbere es invadido por el extrañamiento de las transformaciones deflagradas por la puberdad, entrelazando las instáncias cognitiva y afectiva, metamorfoseándose en el cuerpo adulto. La investigación desarrollada en el Colegio Pedro II, escuela pública federal de Rio de Janeiro, permitió asociar la educación y el psicoanálisis, en los procesos de paso de la infancia a la adultez. Los sentimientos desencadenados por Das Unheimlich fueron aproximados de las incógnitas algébricas a partir de las fantasmagorías procedentes de los misterios humanos que, con el empobrecimiento de nuestros rituales de paso, ganan el tono amenazador y atemorizador que pueden estar comprometiendo el joven, psiquicamente e intelectualmente.

Palabras clave: Educación, Enseñanza de Matemáticas, Adolescencia, Psicoanálisis, Das Unheimlich.


66-76 Comparação das práticas parentais em estudantes do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental
Fátima de Almeida Maia1, Adriana Benevides Soares2, 3 e Marcia Cristina Monteiro1
1Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC; 2Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO); 3Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

RESUMO

A família mantém forte influência na socialização dos filhos e o uso de práticas parentais de apoio pode ser determinante para comportamentos mais saudáveis ao longo das etapas de desenvolvimento. O objetivo foi comparar práticas parentais em adolescentes do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental. Participaram 146 pais e mães do 6º ano (M= 37,7 anos ; DP= 8,1) e 97 do 7º ano (M= 40 anos ; DP = 12,7). Foram utilizados o Inventário de Estilos Parentais (IEP), o Inventário de Práticas Parentais (IPP) e a Escala de Práticas Parentais (EPP). Os resultados indicaram que houve diferença nas práticas parentais em relação aos estudantes de 6º e 7º ano e também apontou diferenças nos índices de percepção dos pais e das mães sobre os seus filhos. Mostraram que a partir do desenvolvimento dos estudantes novas competências surgem, iniciando um aumento de outras responsabilidades. Os resultados também indicaram a participação dos pais no acompanhamento dos filhos, considerando relevante a função paterna nessa formação.

Palavras-chave: Educação parental; Ensino fundamental; Relações familiares

ABSTRACT

Family has strong influence on their children’s socialization and the use of parental practices of support can be crucial to healthier behavior during development phases. The objective was to compare parental practices involving 6th and 7th grade adolescents in Elementary School. The participants were 146 parents (M= 37,7 years ; SD= 8,1) from the 6th grade and 97 parents (M= 40 years ; SD = 12,7) from the 7th grade. The instruments used were the Parental Styles Inventory (PSI), the Parental Practices Inventory (PPI) and the Parental Practices Scale (PPS). The results showed differences between the parental practices adopted with 6th and 7th grade students. It also pointed out differences between the father’s and the mother’s level of perception of their kids. The results also revealed that new competences arise from the development of the students, which gives birth to an increase of new responsibilities. They also indicated that the father’s participation in the academic development of their kids, highlighting the relevance of the father’s role in this process.

Keywords: Parental education; Secondary school; Family relations

RESUMEN

La familia mantiene una fuerte influencia en la socialización de los niños y el uso de prácticas parentales de apoyo puede ser determinante para comportamientos más saludables a lo largo de las etapas del desarrollo. El objetivo fue comparar las prácticas parentales en adolescentes de 6º y 7º de primaria. 146 padres y madres de 6o año (M= 37,7 anos e DP= 8,1) y 97 (M= 40 años ; DP = 12,7) de 7o año. Se utilizaron el Inventario de estilos de crianza (IEP), el Inventario de prácticas de crianza (IPP) y la Escala de prácticas de crianza (EPP). Los resultados indicaron que había una diferencia en las prácticas de crianza en relación con los estudiantes de 6º y 7º grado y también señalaron diferencias en los índices de percepción de padres y madres sobre sus hijos. Demostraron que del desarrollo de los estudiantes surgen nuevas habilidades, iniciando un aumento en otras responsabilidades. Los resultados también indicaron la participación de los padres en el seguimiento de sus hijos, considerando relevante el rol paterno en esta formación.

Palabras clave: Educación de los padres; Enseñanza fundamental; Relaciones familiares


77-85 Trabalho docente e pandemia da COVID-19: intervenções da Psicologia Escolar e Educacional
Elenise Abreu Coelho1, Suane Pastoriza Faraj1, Fabíola de Sousa Braz Aquino2, Aline Beckmann de Castro Menezes3, Aline Cardoso Siqueira1 e Naiana Dapieve Patias1
1Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); 2Universidade Federal da Paraíba (UFPB); 3Universidade Federal do Pará (UFPA)

RESUMO

Este estudo apresenta uma reflexão teórica, à luz dos pressupostos da Psicologia Escolar Crítica, sobre as possibilidades de intervenção do psicólogo escolar e educacional junto ao trabalho docente na educação básica, durante a pandemia da COVID-19. Realizou-se uma revisão narrativa da literatura nacional de caráter teórico-analítica. Os resultados indicam uma intensificação e precarização do trabalho docente com a modalidade de ensino remoto. Entre as intervenções do psicólogo escolar e educacional, são destacadas diversas ações que visam à adaptação e ressignificação das concepções e práticas pedagógicas durante a pandemia, bem como a promoção de bem-estar e saúde mental dos docentes.

Palavras-chave: Psicologia Escolar; Professores; Trabalho docente; Pandemia; COVID-19.

ABSTRACT

This study presents a theoretical reflection, in the light of the assumptions of Critical School Psychology, on the possibilities of intervention by the school and educational psychologist in the teaching work in basic education, during the COVID-19 pandemic. A theoretical and analytical narrative review of national literature was performed. The results indicate an intensification and precariousness of the teaching work with the remote instruction. Among the interventions of the school and educational psychologist, several actions are highlighted that aim at adapting and reframing pedagogical concepts and practices during the pandemic, as well as promoting teachers' well-being and mental health.

Keywords: Psychology; Teachers; Teaching work; Pandemic; COVID-19.

RESUMEN

Este estudio presenta una reflexión teórica, a partir de los supuestos de la Psicología Escolar Crítica, sobre las posibilidades de intervención del psicólogo escolar y educativo en la labor docente en la educación básica, durante la pandemia de COVID-19. Se realizó una revisión narrativa, teórico-analítica, de la literatura nacional. Los resultados indican una intensificación y precariedad del trabajo docente en la enseñanza a distancia. Entre las intervenciones del psicólogo escolar y educativo, se destacan acciones a fin de adaptar y replantear conceptos y prácticas pedagógicas durante la pandemia, así como promover el bienestar y la salud mental de los docentes.

Palabras clave: Psicología Escolar; Profesores; Labor docente; Pandemia; COVID-19